Dorinateca – Biblioteca de livros em formatos Braille

As pessoas com deficiência visual – cegas ou com baixa visão agora podem usufruir de mais esse beneficio que permite o acesso ao mundo da informação, cultura e educação de modo muito mais fácil.

A Dorinateca é uma biblioteca virtual que disponibiliza livros nos formatos Braille, Falado e Digital Acessível DAISY para pessoas com deficiência visual e organizações como bibliotecas e associações de todo o país.

A biblioteca é uma iniciativa da Fundação Dorina Nowill para Cegos atua há quase 70 anos facilitando a inclusão de crianças, jovens e adultos cegos e com baixa visão, por meio de serviços gratuitos e especializados de reabilitação, educação especial, clínica de visão subnormal e programas de empregabilidade.

A instituição foi fundada por Dorina de Gouvêia Nowill, que ficou cega aos 17 anos e percebeu a defasagem de livros para pessoas com deficiência visual no Brasil. A partir disso, iniciou um trabalho para que os livros em braille e a alfabetização por este método chegassem ao país. Com o passar do tempo, a Fundação do Livro para o Cego no Brasil tornou-se Fundação Dorina Nowill para Cegos e passou a oferecer novos produtos e serviços, além dos livros em braille.

Atualmente, a instituição é referência na produção de livros e revistas acessíveis nos formatos braille, áudio e digital Daisy, distribuídos gratuitamente para pessoas com deficiência visual e para mais de 2500 escolas, bibliotecas e organizações em todo o Brasil.

Faça seu cadastro acessando na própria home da Dorinateca a opção cadastrar-se
Entre em contato pelos telefone: (11) 5087-0990 ou (11) 5087-0991 e e-mail: contato@dorinateca.org.br

(texto retirado do site Dorinatec)