Depoimento

13441807_1046559868769307_397450586_o“Fui lá com minha amiga Patrícia Araujo conhecer de perto o Albergue Mateus 2535, em Corrêas, que alimenta todos os sábados os moradores de rua, acolhe na casa aqueles que querem se reintegrar ao convívio social e retornar às suas vidas, além de tratar os que tiveram fraquezas em algum momento, sendo vencidos pela dependência química. A ONG fica ali no Prado, atrás dos Correios.”

“Pessoas como eu, como meus amigos, como meus familiares, cuidados por pessoas como eu, como meus amigos, como meus familiares.”

“Como fiz uma postagem e vi que muita gente se sensibilizou, prometendo ajuda, vou colocar aqui o que precisam, para a gente ver como pode se organizar.”

“Jonas, o coordenador, comprou uma van com recursos próprios, pois além de carregar as panelas de sopa, os marmitexs de isopor que ganhou da Eliane das Tortas, lá do Alto da Serra, cobertores e tudo o que tem para esquentar o frio, vai sempre com uma saca enorme de roupas, pois um pede uma calça, um pede um tênis, e precisa ter de todos os tamanhos para servir.”

13445896_1046559998769294_1101795756_o“Ele ganha todos os legumes para a sopa de comércios locais, mas precisa para essa ação de: 8 quilos de músculo por mês, que pode ser doado de uma vez só ou fracionado em 4 semanas. Também recebem pão para suprir toda a demanda, mas precisam de manteiga, margarina. Também precisam muito de copos e colheres descartáveis.”

“Também precisa muito de voluntários para a distribuição. Se tiver mais um grupo de voluntário para a distribuição, cada grupo vai para um lado, uns para o centro, outros para Corrêas e Pedro do Rio.”

“Ele monta kits de higiene pessoal e deixa no carro. Quando percebe que acabou algo, repõe. E aos que surgem novos, dá um kit inteiro, que contém: pasta e escova de dente, pente, sabonete, prestobarba, papel higiênico e absorvente íntimo (portanto, quem puder doar algum desses itens em uma quantidade de pacote, é bem vindo).”

“A Casa ONG Matheus abriga hoje cerca de 10 homens em imóvel alugado (R$ 2.500,00), dos quais somente 3 contam com ajuda de familiares. Estas pessoas recebem atendimento de psicólogos, psiquiatras, medicamentos e tudo o mais que necessitam, além de participarem das tarefas e 20160615_173522atividades da casa. Também ajudam na organização de cestas básicas, no sopão aos que não deixam as ruas, praticam esportes, etc. São histórias de vida que voltam em nossas mentes para casa, pois ficamos nos perguntando em que ponto das nossas dificuldades podemos mudar o rumo do nosso enredo.”

“A casa recebe bastante doação de comida, mas como dizemos, mistura está em falta: carnes, ovos, margarina, alho, óleo, azeite, biscoitos, leite, chocolate, café.”

“A conta de luz da ONG Matheus fica em 360 reais. Quem sabe um voluntário com mais posse tenha a possibilidade de pagar as contas de luz da casa?”

20160615_175949“Também encontram dificuldades em material de limpeza bruta: sabão em pó, desinfetante, detergente, sabão para lavar louças, sacos de lixo grandes, cloro, etc.

A casa está com vários ambientes sem luz. Precisam muito de lâmpadas, preferencialmente de consumo baixo de energia.”

“Amanhã é sábado, dia do sopão. Quem pode começar a ajudar a partir de amanhã? Vou para Itaipava amanhã de manhã e retorno para lá na segunda viagem às 16h. Caso queiram deixar suas ajudas comigo, posso passar por lá, ao sair do centro.”

“A ONG Matheus também funciona como bazar de móveis e Lava Jato, buscando melhorar a renda. Também tem oficina de artesanatos, e estas peças das fotos foram feitas lá. Estão precisando de uma máquina de costura usada, funcionando, caso alguém possa doar.”

“Fica localizada na Rua Manoel Muniz Falcão, 130 – Prado, Correas. O telefone é 22216585″

“Agradecemos a Renata Chagas, que mobilizou os amigos do Cenu Educacional, e enviaram duas caixas de alimentos que já entreguei. Também à diretora Zoraia Hang, que através da escola que dirige em Corrêas, já telefonou para o Jonas se propondo a ajudar.”

” a ser feito, né? Se a gente começar por uma lâmpada, um quilo de músculo, já pode dizer que fez algo. Bora?”

 

 “Catarina Maul”        

presidente da Academia Brasileira de Poesia – Casa de Raul de Leoni

www.rauldeleoni.org

Coordenadora da Bem Cultural Comércio e Produções Artísticas Ltda.

www.bemcultural.com

(24) 98139-1399

(24) 99266-8031

(24) 2221-7149